Logo do órgão

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

Informações

Av. Siqueira Campos, 1739 - Trapiche da Barra - CEP: 57010-405

Email oficial: comando@bombeiros.al.gov.br

Telefones: (82) 3216-0360, (82) 98833-8921

Whatsapp: 82988338921

Facebook: https://www.facebook.com/bombeiromilitar.al/

Instagram: https://www.instagram.com/bombeiromilitar.al/

Chefe executivo: JACQUES WOLBECK GODOY AMORIM

Cargo: COMANDANTE GERAL

Expediente

Segunda-Feira
07:00
13:00
Terca-Feira
07:00
13:00
Quarta-Feira
07:00
13:00
Quinta-Feira
07:00
13:00
Sexta-Feira
07:00
13:00

Carta de serviços do órgão Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

  • Descrição do Órgão

     CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS

    O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas é instituição permanente, força auxiliar e reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina, e tem por finalidade a realização de serviços específicos de bombeiros no território do Estado de Alagoas, bem como o que concerne à defesa civil, previsto no art. 9° da Lei n° 6.171, de 31 de julho de 2000.

    Impende ressaltar que a função constitucional do Corpo de Bombeiros está prevista no art. 144 da Constituição Federal de 1988.

    Segundo a Lei 7.444/2012, que dispõe sobre a organização básica desta Instituição Militar, em seu art. 2º está positivado o rol competências do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, são elas:

    I - realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;

    II – realizar serviços de resgate, busca e salvamento;

    III – realizar perícias de incêndio e explosão relacionadas com sua competência;

    IV – prestar socorro nos casos de sinistros, sempre que houver ameaça de destruição de haveres, vítimas ou pessoas em iminente perigo de vida;

    V – realizar atividades de segurança, contra incêndio e pânico, com vistas à proteção das pessoas e dos bens públicos e privados, bem como nas assessorias militares;

    VI – exigir e fiscalizar o cumprimento das disposições legais relativas às medidas de prevenção e proteção contra incêndio e pânico;

    VII – realizar atividades de prevenção e extinção de incêndios florestais, com vistas à proteção ambiental;

    VIII – realizar serviços de proteção em praias e balneários, por guarda-vidas;

    IX – realizar serviços de socorro e apoio às embarcações;

    X – realizar atividades de atendimento aos traumas e emergências pré-hospitalares;

    XI – realizar pesquisas técnico-científicas, com vistas à obtenção de produtos e processos que permitam o desenvolvimento de sistemas de segurança contra incêndio e pânico;

    XII – coordenar e executar as atividades de defesa civil;

    XIII – realizar atividades educativas sobre prevenção de sinistros;

    XIV – credenciar empresas de fabricação e comercialização de produtos e serviços relativos à proteção e segurança contra incêndio e pânico;

    XV – analisar e aprovar projetos e sistemas de segurança contra incêndio e pânico; e

    XVI – apoiar o Governo do Estado em ações visando à inclusão social e a promoção da cidadania.

    Ademais, faz-se mister frisar que os deveres, direitos e prerrogativas dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas são regulados pela Lei 5.346/92 (Estatuto dos Militares de Alagoas).


  • Compromisso com os padrões de qualidade

    Prioridade de atendimento

    Este Corpo de Bombeiros de Alagoas tem o comprometimento, além do disposto no art. 2º da Lei 7.444/2012, como o pronto atendimento no resgate, busca e salvamento de vítimas, oferece serviços de vistorias para aprovação de certificado de aprovação de edificações, consoante o Código de Segurança contra Incêndio e Emergência, prestando o atendimento ao usuário conforme data e horário agendados em nosso site.

     


  • Previsão do tempo de espera para atendimento

    O Corpo de Bombeiros tem o comprometimento de disponibilizar ao usuário, no tocante aos serviços oferecidos pela Superintendência de Atividades Técnicas, ferramenta em nosso site, com o agendamento de data e horário agendados, otimizando o tempo de atendimento, o que viabiliza um conforto e praticidade ao usuário.


    Em relação à emissão de certidão de ocorrência, quando do comparecimento presencial do usuário ao QUARTEL GERAL, este é atendido de imediato. 


  • Mecanismos de comunicação com o usuário

    O Corpo de Bombeiros Militar disponibiliza mecanismos de comunicação com os usuário dos serviços públicos, como site, e-mail, número de telefone, atendimento presencial como o oferecido pela Corregedoria Geral, pela Superintendência de Atividades Técnicas, pelos Comandos Operacionais de Bombeiros da Região Metropolitana e do Interior, sistemas eletrônicos (SAP, SIC, E-OUV, entre outros).


  • Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários

    O site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (www.cbm.al.gov.br) contém um link "SIC" onde possibilita, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas do Corpo de Bombeiros.


  • Mecanismo de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado ou de eventual manifestação

    O Corpo de Bombeiros Miltar do Estado de Alagoas se compromete a disponibilizar aos usuários dos serviços oferecidos por esta instituição militar o andamento dos mesmos serviços e de eventual manifestação presencialmente ou através de canais eletrônicos.

    Como exemplo do discorrido acima, este CBMAL permite ao usuário o acompanhamento on-line dos projetos de segurança contra incêndio e emergência através do Sistema de Acompanhamento de Projetos em nosso site.


  • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

    O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas disponibiliza meio presenciais, podendo o usuário se dirigir pessoalmente à organização bombeiro militar, e, meios eletrônicos, como os disponibilizados em nosso site (SAP, SIC, E-OUV, entre outros).

    Setor responsável pelo atendimento ao público Diretoria de Atividades Técnicas; Comandos Operacionais Bombeiro Militar; Ouvidoria Geral CBMAL.