×

Guia de Serviços de Alagoas

Início Serviços Órgãos Unidades de Atendimento Centrais de Atendimento JÁ! Dados Abertos Sobre

Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutânea

O que é?

A Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutânea é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração. Após a desobstrução da artéria coronária, por meio da angioplastia com balão, procede-se ao implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’ - pequeno tubo de metal, semelhante a um pequeníssimo bobe de cabelo, usado para manter a artéria aberta. Atualmente existem dois tipos de stents: os convencionais e os farmacológicos ou recobertos com drogas. Os stents convencionais podem acarretar um processo cicatricial exacerbado que leva a restenose (reobstrução) do vaso em 10 a 20% dos casos. Os stents farmacológicos: surgiram para evitar esse processo cicatricial, que são constituídos do mesmo material metálico acrescido de um medicamento de liberação lenta no local de implante, reduzindo-se o processo de cicatrização e evitando-se a restenose. Há necessidade do uso prolongado de aspirina e clopidogrel nos pacientes que recebem stents farmacológicos pelo pequeno risco de trombose (formação de coágulos no interior do stent). 

Quem pode realizar?

Paciente internado nos serviços de urgência e emergência dos Hospital Geral ( HGE)e Unidade de Emergência do Agreste (UEA)

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Agendamento

    O paciente é encaminhado para atendimento medico segundo a prioridade da classificação de risco

    O Medico examina a paciente e prescreve os procedimentos necessarios para atender  o quadro clinico da paciente

    1-Apos aa solicitação  medica  devidamente preenchida e todos os outros documentos necessários, sera realizado o agendamento pela equipe da unidade .

    2- Por ocasião do agendamento o paciente receberá as informações necessárias para a realização do procedimento .

     3- Após a realização do procedimento o paciente será orientado sobre os cuidados pós angioplastia. 

    Documentos necessários:

    • Solicitação médica para realização de examesmCarteira de Identidade ,CPF, Cartão SUS etc.

    Canais de atendimento:

    • presencial: Endereço Postal: Avenida Siqueira Campos, 2095, Trapiche da Barra, CEP: 57010-001, Maceió-AL. Telefone: (82) 3315-3281/3277

Onde é realizado o serviço

Outras Informações

Intervenção Coronária Percutânea

Este serviço é gratuito para o solicitante


Este é um serviço d(o)a Secretaria de Estado da Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo, use o(s) telefone(s) (82) 3315-1103/1104/1105.


×
×