Realizar Consulta em Pneumologia Adulto

  • O que é?

     

    Consulta em Pneumologia é o atendimento que se ocupa das doenças pulmonares e do trato respiratório.É a especialidade médica a qual é responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. Entre as doenças sob enfoque da pneumologia encontram-se Apnéia Obstrutiva do Sono, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva crônica (DPOC), Pneumonias em suas variadas etiologias, Fibrose Cística, Tuberculose, Micoses Pulmonares, Doenças Pulmonares Interticiais, Transtornos vasculares dos pulmões, Doenças auto-imunes com comprometimento pulmonar e as Pneumoconioses.

    • Asma brônquica
    • Apnéia Obstrutiva do Sono
    • Pneumonias agudas
    • Rinite alérgica
    • Sinusites agudas e crônicas
    • Tosse crônica
    • Tuberculose pulmonar

     


  • Quem pode realizar?

    Cidadão que necessite Consulta em Pneumologia Adulto;

    Requerimentos

    Encaminhamento através do laudo para solicitação de consulta especializada

    Requisitos necessários para o solicitante 

    OS pacientes, já portando a autorização de exame, emitida pelo Sisreg

     

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo mínimo: 20 minutos

    Tempo Máximo: 40 minutos

    Informações:

    • O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. 

     Conforme Disponibilidade de Vagas.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Na Unidade de atendimento Basica


    ;

    Pacientes atendidos nas unidades 

    • O paciente é atendido na recepção e encaminhado ao serviço de enfermagem que encaminha ao atendimento Médico para avaliação e procedimentos 
    • Consulta médica nos serviços de saúde, com encaminhamento através do laudo para solicitação de consulta especializada.
    • Com encaminhamento médico, o usuário procura a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para marcação através do SISREG do Município. Com a consulta marcada, o usuário procura a Unidade que foi agendada a consulta 
    • No caso de ser atendido no

    OS pacientes, já portando a autorização de exame, emitida pelo Sisreg

    1. Ter solicitação médica;

    • 2. Realizar a marcação na Unidade de Saúde – SISREG

    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco

    Atendimento Medico

    O paciente é encaminhado apos classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessarios , como exames , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do paciente>

    1-O medico pode solicitar atendimento energencial de pneumologista nnas unidades de uergencia e emergencia hospitalar HGE E UEA;

     

    2- Consulta médica com encaminhamento através do laudo para solicitação de consulta especializada;  Exames complementares, se solicitados, conforme protocolo de acesso; agendamento na recepção da unidade de saúde solicitante;

     

    Documentos necessários

    Prontuario Medico da Unidade

    Solicitação Médica

    Comprovante de agendamento

    RG- Identidade

    Cartão Nacional SUS

    Comprovante de Endereço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas unidades de saúde estadual onde oferecem o serviço


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional Alto Sertão

    Recepção.hras.sesau@gmail.com

    (82)82 3218-8700, (82) 998884-5230


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    • O tempo estimado

    • Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
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    • Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
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    • •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
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    • Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
    • •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
    • Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
    • •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
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    • Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  setor de Radiologia das Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
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    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: