Início Serviços Órgãos Unidades de Atendimento Centrais de Atendimento JÁ! Dados Abertos Sobre

Abertura de crédito suplementar – redução/anulação

Abertura de  crédito suplementar –  com ou sem cobertura, via Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Alagoas -SIAFE, com o objetivo de oferecer dotação orçamentária para execução de despesas das unidades orçamentárias solicitantes.

• Crédito com cobertura: são créditos aos quais os órgãos anulam dotações orçamentárias de ações nas quais dispõem de orçamento para suplementar ações que estão com dotações orçamentárias insuficientes para arcar com despesas.
  • Crédito sem cobertura: são solicitações de créditos em que os órgãos realizam para suplementar ações as quais estão com dotações insuficientes e não dispõe de outra ação do seu próprio orçamento para dar cobertura.

Órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo

Em até 5 dias-uteis

Análise documental

Verificar se as informações constantes no processo correspondem à solicitação de alteração orçamentária apresentada pelo formulário do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Alagoas - SIAFE.

• Exposição de motivos, por intermédio de ofício;
    • Processo de alteração orçamentária – Sistema SIPLAG;
    • Quadro de acréscimo – Sistema SIAFE;
    • Quadro de redução – Sistema SIAFE;
    • Justificativa para créditos adicionais - Portaria 1.375/2017;
    • Formulário para aprovação do CPOF - (somente em casos de solicitações de créditos sem cobertura orçamentária).

Confecção do decreto

Esta etapa, consiste no agrupamento dos arquivos que compõem o decreto, são eles:

• a minuta do decreto;

• o anexo I;

• e o anexo II.

Documentos necessários:

• Minuta do decreto, o anexo I e o anexo ll.

Finalizar formalização do Decreto no SIAFE

Geração da nota de crédito para suplementação do órgão solicitante.

• Exposição de motivos, por intermédio de ofício;
    • Processo de alteração orçamentária – Sistema SIAFE;
    • Quadro de acréscimo – Sistema SIAFE;
    • Quadro de redução – Sistema SIAFE;
    • Justificativa para créditos adicionais - Portaria 1.375/2017;
    • Formulário para aprovação do CPOF - (somente em casos de solicitações de créditos sem cobertura orçamentária) http://seplag.al.gov.br/legislacao.

Legislação:

• Decreto nº 57.404, de 31 de janeiro de 2018, que dispõe sobre a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Estado de  Alagoas para o exercício financeiro de 2018.

Este é um serviço d(o)a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo, use o(s) telefone(s) (82) 3315-1811 | (82) 3315-1804 | (82) 3315-1511.