Início Serviços Órgãos Unidades de Atendimento Centrais de Atendimento JÁ! Dados Abertos Sobre

Abertura de crédito suplementar – excesso de arrecadação e/ou convênio

Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício).

• Abrir crédito suplementar – excesso de arrecadação e/ou convênio via Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Alagoas -SIAFE, com o objetivo de oferecer dotação orçamentária para execução de despesas das unidades orçamentárias solicitantes.

Órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo

Em até 7 dias-uteis

Análise documental

Verificar se as informações constantes no processo correspondem a solicitação de alteração orçamentária apresentada pelo formulário do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Alagoas - SIAFE e também se apresentam os anexos solicitados conforme Art. 12, decreto nº 57.404/2018.

Confecção do decreto

Esta etapa, consiste no agrupamento dos arquivos que compõem o decreto, são eles:

• a minuta do decreto e o anexo I.

Documentos necessários:

• A minuta do decreto e o anexo I.

Canais de atendimento:

Finalização da formalização do decreto no SIAFE

Geração da nota de crédito para suplementação do órgão solicitante.

Documentos necessários:

• Exposição de motivos, por intermédio de ofício;
    • Processo de alteração orçamentária – Sistema SIAFE;
    • Quadro de acréscimo – Sistema SIAFE;
    • Justificativa para créditos adicionais - Portaria 1.375/2017;
    • Extrato bancário que comprove a realização/ingresso da receita;
    • Registro da fonte de recursos devidamente consignado no SIAFE/AL;
    • Demonstrativo da Receita Orçamentária por fonte de recursos extraído do SIAFE/AL;
    • Justificativa do gestor com relação a não previsão da dotação orçamentária e/ou divergência de estimativa de receita nos casos de excesso de arrecadação e de novos recursos vinculados.

Canais de atendimento:

Decreto nº 57.404, de 31 de janeiro de 2018, que dispõe sobre a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Estado de  Alagoas para o exercício financeiro de 2018.

Este é um serviço d(o)a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo, use o(s) telefone(s) (82) 3315-1811 | (82) 3315-1804 | (82) 3315-1511.