×

Guia de Serviços de Alagoas

Início Serviços Órgãos Unidades de Atendimento Centrais de Atendimento JÁ! Dados Abertos Sobre

Espaço Edécio Lopes

O que é?

O Espaço Edécio Lopes foi criado em 2012 e abriga acervo concedido por familiares, em regime de comodato ao Governo do Estado. Para abrigar todo o material, foi construído um mezanino especial, dividido em três ambientes, um deles com isolamento acústico, relembrando um estúdio de rádio.

Radialista, produtor cultural, músico, escritor e esportista, Edécio Lopes é também um nome marcante no carnaval alagoano. Ele foi um dos maiores divulgadores do frevo e do carnaval e deixou um imenso legado musical, com músicas carnavalescas, frevos, sambas e composições de exaltação ao Estado de Alagoas. Sua obra-prima é a música Cidade Sorriso, uma das mais executadas durante os festejos carnavalescos e considerada um dos hinos do carnaval alagoano.

Ao todo são mais de dez mil itens, catalogados e disponíveis para pesquisa e consulta. São livros de escritores alagoanos e obras que tratam do surgimento e consolidação do rádio em Alagoas, fotografias e objetos pessoais como discos, camisetas, medalhas, faixas, comendas, certificados, troféus, vitrolas, máquinas de escrever, gravadores de áudio, e demais equipamentos radiológicos e eletrônicos. Mas a ‘cereja do bolo’, sem dúvida, é a coleção de discos de vinil: Edécio acumulou mais de sete mil deles, de vários estilos, de artistas nacionais e estrangeiros, incluindo uma seção dedicada aos gêneros carnavalescos, entre frevos e marchinhas. 

Quem pode realizar?

Qualquer pessoa

Tempo estimado para realizar esse serviço

Em até 1 horas

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

Onde é realizado o serviço

Outras Informações

Este serviço é gratuito para o solicitante


Este é um serviço d(o)a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo, use o(s) telefone(s) (82) 3315-7875.


×
×