Tratamento de Choque Hipovolêmico em Criança

  • O que é?

    Choque é um resultado do desbalanço entre a oferta e a demanda de oxigênio para os tecidos, normalmente decorrente de um estado de baixa perfusãoHipovolêmico – tipo mais comum de choque na criança, resulta de uma diminuição na pré-carga, devido à diminuição de fluido intravascular, podendo este ser decorrente de uma perda propriamente intravascular(extravasamento capilar, hemorragias), ou extravasculares (diarréia, e diurese osmótica). Principais causas englobam gastroenterites e hemorragias agudas (decorrentes de trauma


  • Quem pode realizar?

    Crianças com quadro de Choque Hipovolêmico em Criança;

    Requerimentos

    Crianças com quadro de Choque Hipovolêmico em Criança

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

     

    Imediato


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    • Pacientes atendidos nas unidades 
    • O paciente é atendido na recepção e encaminhado ao serviço de enfermagem que encaminha ao atendimento Médico para avaliação e procedimentos 
    • O Medico examina a paciente e prescreve os procedimentos necessarios para atender o quadro clinico da paciente
    • O tratamento tem como objetivos (1) restabelecer rapidamente um volume circulante efetivo nos estados de choque hipovolêmico e distributivo, (2) restabelecer a capacidade de transporte de oxigênio nos estados de choque, (3) corrigir os desequilíbrios metabólicos secundários à depleção de volume
    • No caso de ser atendido no HGE e UEA  
    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco

    Acolhimento do paciente identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. Considera-se um único procedimento mesmo que haja outras classificações do mesmo paciente

    O paciente é encaminhado apos classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessarios , como exames , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do paciente

    O tratamento tem como objetivos (1) restabelecer rapidamente um volume circulante efetivo nos estados de choque hipovolêmico e distributivo, (2) restabelecer a capacidade de transporte de oxigênio nos estados de choque, (3) corrigir os desequilíbrios metabólicos secundários à depleção de volume

    Documentos necessários

    Prontuario de atendimento

    cartão nacional SUS,

    CPF

    Canais de atendimento

    POSTAL: Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela Endereço: Avenida Siqueira Campos, 2095, Trapiche da Barra, Maceió-AL • Telefone: (82) 3315-3281/3277 Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly Endereço: Rodovia AL 220 km 05 S/N, Senador Arnon de Melo, Arapiraca/AL • Telefone: (82) 3539-8634


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com

    (82)3315-7411

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.  

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: