Casa do Pezinho - Serviço de Referência de Triagem Neonatal – Alagoas (SRTN – AL)

  • O que é?

    O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) - Teste do pezinho realiza a triagem para algumas patologias entre os recém-nascidos.

    O objetivo do teste do pezinho é mudar o curso natural das patologias entre os bebês que foram rastreados, ainda no período pré-sintomático, ou seja, antes do início dos primeiros sintomas das doenças identificadas. Para que isto ocorra em tempo adequado, os bebês devem ser levados as suas unidades básicas de saúde para coleta do Teste do Pezinho idealmente do 3° ao 5° dia de vida.

    As patologias atualmente triadas no Teste do Pezinho em Alagoas são: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.

    A Maternidade Escola Santa Mônica é referência no Estado de Alagoas para o PNTN e realiza o atendimento desses pacientes na Casa do Pezinho.

    Após rastreado através do Teste do Pezinho, o bebê é encaminhado à Casa do Pezinho para confirmação diagnóstica e segue em avaliação e acompanhamento com a equipe multiprofissional do Serviço de Referência de Triagem Neonatal (SRTN) composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, auxiliar de enfermagem, pediatra, endocrinopediatra, hematopediatra e médico geneticista.



  • Quem pode realizar?

    RECÉM-NASCIDO;

    Requerimentos

    ​A QUEM SE DESTINA?

    Todo recém-nascido identificado com as seguintes doenças rastreadas no teste do pezinho: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    INDETERMINADO


  • Etapas para a realização
    1. Os atendimentos são realizados no turno da manhã, em dias previamente agendados com a família dos pacientes.

    FORMAS DE ACESSO:

    Fazer o teste do pezinho idealmente do 3° ao 5° dia de nascido. Caso seja rastreado para uma das doenças, a família do recém-nascido será contactada para agendamento de consulta no SRTN – AL (Casa do Pezinho – MESM).

    Na data agendada, o RN deverá comparecer para avaliação com a equipe multiprofissional da Casa do Pezinho e serão solicitados os exames para diagnóstico da patologia rastreada pelo teste do pezinho. Em caso de confirmação do diagnóstico, o paciente segue em acompanhamento com a equipe da Casa do Pezinho.


    Documentos necessários

    Cartão SUS

    CPF

    Comprovante de Residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Casa do Pezinho – MESM

    PRESENCIAL: Ambulatório da Maternidade Escola Santa Mônica - Av. Brasil, 129 – Poço. Por trás da Casa das Tintas da Avenida Comendador Leão.


  • Onde é realizado?

    Maternidade Escola Santa Mônica - MESM

    direcao.mesm@uncisal.edu.br

    (82) 3315-4401 (82) 3315-4431


  • Outras informações
    Orgão Responsável: UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

    Local de atendimento:

    Ambulatório da Maternidade Escola Santa Mônica - Av. Brasil, 129 – Poço. Por trás da Casa das Tintas da Avenida Comendador Leão.

    Telefone:

    (82) (82) 98833-9205 

    E-mail:

    casadopezinho.mesm@uncisal.edu.br

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: