×

Guia de Serviços de Alagoas

Início Serviços Órgãos Unidades de Atendimento Centrais de Atendimento JÁ! Dados Abertos Sobre

Atendimento em grupo para usuários de álcool

O que é?

Os atendimentos em grupo podem ser prestados através de psicoterapia, grupos operativos, atividades de suporte social, oficinas terapêuticasatividades comunitárias, etc. De um modo geral, essas atividades são destinadas à promover a socialização familiar e social dos usuários, à expressão de sentimentos e emoções, ao desenvolvimento de habilidades, da autonomia e ao exercício da cidadania. As oficinas podem ser expressivas, geradoras de renda ou de alfabetização. Acontecem diariamente nos CAPS sob a coordenação de um ou mais profissionais de nível superior ou monitores.

Outra importante atividade é a reunião de família. Ela consiste em reuniões mensais, previamente marcadas. A comunicação é feita através de convite escrito destinado a membros da família. O objetivo desse encontro é conhecer aspectos da realidade do usuário fora do serviço, trabalhar inclusão/participação da família no tratamento e as respectivas dificuldades a fim de obter um suporte familiar satisfatório e necessário na recuperação do dependente químico. Em adicional, as visitas domiciliares avaliam e mensuram as condições sócio econômicas do usuário, bem como os aspectos familiares.

 

Quem pode realizar?

Qualquer cidadão com demanda voluntária

Unidades assistenciais na área da Saúde

Unidades assistenciais na área Social

Unidades assistenciais na área da Justiça

Tempo estimado para realizar esse serviço

Em até 2 horas

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Realização dos grupos

    Os grupos são organizados seguindo um cronograma semanal. Todos os dias o serviço oferece atividade de horta e jardinagem. Uma vez na semana, membros dos alcoolicos anônimos comparecem ao serviço para realizar grupo. Temos grupo de prevenção de recaídas realizados nas sextas-feiras, acolhimento na segunda-feira pra saber como foi o final de semana e as estratégias utilizadas para lidar com a dependência química ou se recaiu. Além disso, temos atividade externa para realização de atividade física, tarde de cinema, grupo sobre empreendedorismo, oficinas com foco na geração de renda, etc.     

    Canais de atendimento:

    • telefone: (82) 3315-9588
    • presencial: Rua Cônego Costa, 3851 - Bebedouro, Maceió - AL, 57018-095
  • 2

    Evolução dos prontuários dos usuários

    O profissional que realizou o grupo anota no prontuário participação e pontos que chamaram a atenção de cada usuário.  

    Canais de atendimento:

    • telefone: (82) 3315-9588
    • presencial: Rua Cônego Costa, 3851 - Bebedouro, Maceió - AL, 57018-095

Outras Informações

Este serviço é gratuito para o solicitante


Este é um serviço d(o)a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo, use o(s) telefone(s) (82) 3315-6809.


×
×