×

Guia de Serviços de Alagoas

Início Serviços Órgãos Unidades de Atendimento Centrais de Atendimento JÁ! Dados Abertos Sobre

Atendimento individual para usuários de drogas

O que é?

O atendimento individual é realizado através da prestação dos respectivos serviços:

1. Acolhimento: Introdução ao serviço, anamnese do paciente a apresentação do termo de compromisso para iniciar o tratamento. 

2. Consulta médica: Diagnóstico e tratamento da doença física e/ou mental realizado pelo médico clínico e pela médico psiquiatra. 

3. Prescrição de medicamentos: Como parte integrante do tratamento, a medicação prescrita pelos médicos é fornecida diariamente pelas técnicas de enfermagem aos usuários do CAPS tanto para consumo durante o dia como a noite, de acordo com a necessidade.

4. Psicoterapia: Realizada pelo psicólogo clínico, visa trabalhar sintomas e questões emocionais emergentes, proporcionando autoconhecimento, qualidade de vida e melhoria nas relações interpessoais.  

5. Orientação: Qualquer profissonal de nível superior da equipe ajuda ou direciona o usuário ou familiar deste na resolução de uma dúvida ou demanda de que necessite. 

6. Acompanhamento de egressos: Retorno periódico de ex-usuários do CAPS AD para acompanhamento e avaliação do médico psiquiatra.   

Quem pode realizar?

Qualquer cidadão com demanda voluntária

Unidades assistenciais na área da Saúde

Unidades assistenciais na área Social

Unidades assistenciais na área da Justiça

Tempo estimado para realizar esse serviço

Em até 40 minutos

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Acolhimento

    Para obter informações sobre os serviços prestados pelo CAPS AD II, o cidadão pode comparecer pessoalmente a unidade ou ligar no número fixo (82) 3315-9588.

    Uma vez na unidade, o cidadão será acolhido individualmente ou em presença de algum familiar por um profissional de nível superior presente na unidade. Em seguida, será agendando um dia/horário de atendimento com o médico psiquiatra, caso não haja disponibilidade no dia. O agendamento tembém é necessário para usuários que já receberam alta, mas que ainda precisam de acompanhamento, neste caso, os egressos.

    A vinculação de novos usuários ao serviço acontece pós-avaliação do médico psiquiatra.

    Documentos necessários:

    • Documento com foto
    • Cartão do SUS
    • Comprovante de Residência
    • Documento de encaminhamento da unidade assistencial

    Canais de atendimento:

    • presencial: R. Cônego Costa, 3851 - Bebedouro, Maceió - AL, 57018-095, Brazil
    • telefone: (82) 3315-9588
  • 2

    Vinculação ao Serviço

    A segunda etapa do serviço é a adesão voluntária ao tratamento. O usuário deverá comparecer a unidade de segunda à sexta-feira, durantes os dias úteis, com permanência das 08 às 17h para participação das atividades por um período inicial de 90 dias. Durante este período, ele receberá três refeições: lanche matinal, almoço e lanche vespertino. Encerrado este período, será realizada uma nova avaliação pelos profissionais da equipe para:

    - manutenção da frequência diária;

    - ou para sua redução (dois ou três dias semanais);

    - ou para seu desligamento, com acompanhamento mensal (egressos), quando necessário.

    O prazo de duração do tratamento dependerá da recuperação do usuário do serviço. 

    Os usuários em tratamento serão atendidos de acordo com suas necessidades pelos profissionais da equipe.  

    Documentos necessários:

    • Documento com foto
    • Cartão do SUS
    • Comprovante de Residência
    • Documento de encaminhamento da unidade assistencial

    Canais de atendimento:

    • presencial: R. Cônego Costa, 3851 - Bebedouro, Maceió - AL, 57018-095, Brazil
    • telefone: (82) 3315-9588

Outras Informações

Este serviço é gratuito para o solicitante


Este é um serviço d(o)a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo, use o(s) telefone(s) (82) 3315-6809.


×
×