Obter tratamento para pacientes com hemoglobinopatias

  • O que é?

    Tratamento de pacientes com diagnóstico de hemoglobinopatias (doença falciforme, tais como: anemia falciforme Hb SS, Hemoglobinopatia SC (Hb SC) e talassemias) que podem buscar tratamento no HEMOAL.O termo hemoglobinopatia refere-se a um grupo de doenças em que ocorre alteração na produção da hemoglobina. As hemoglobinopatias mais frequentes são representadas pela Doença Falciforme e, a seguir, a Talassemia. 


  • Quem pode realizar?

    Pessoas com diagnóstico confirmado de hemoglobinopatias.;

    Requerimentos

    . O paciente deve procurar uma das unidades de atendimento listadas abaixo, com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento)

    .

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo mínimo: 20 minutos

    Tempo Máximo: 40 minutos

    Informações:

    Conforme a demanada e urgencia que o paciente apresente


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    . O paciente deve procurar uma das unidades de atendimento, com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento).

    Ter diagnóstico confirmado para atendimento

    Paciente com diagnóstico confirmado de uma das hemoglobinopatias deve ser encaminhado por profissionais de saúde da rede pública ou privada.

    Deve levar, também,  exames como eletroforese de hemoglobina e hemograma completo para avaliação do médico de plantão do ambulatório e posterior agendamento da consulta.

    As informações (dados pessoais, encaminhamento do médico externo e resultados de exames)

    Documentos necessários

    Resultados de exames recentes (hemograma, eletroforese de hemoglobina ou teste do pezinho

    Encaminhamento assinado pelo médico que solicitou a avaliação hematológica para que o paciente seja atendido.

    Certidão de Nascimento (para preenchimento do cadastro)

    Cadastro de Pessoa Física – CPF

    Cartão Nacional do SUS

    Resultados de exames recentes (hemograma, eletroforese de hemoglobina ou teste do pezinho)

    Carteira de identidade

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidades de atendimento: HEMOAL - Hemocentro de Alagoas : Av. Jorge de Lima 58 Trapiche Maceió / AL 57010300 HEMOAR : Rua Geraldo Barbosa Lima 49 vizinho ao 5ºcentro de saúde Centro arapiraca/ Alagoas 57300090


  • Onde é realizado?

    HEMOAR - Hemocentro de Arapiraca

    hemoar@saude.al.gov.br

    (82)-3521-4934/ 3522-6398

    Hemocentro de Alagoas-HEMOAL - HEMOAL

    hemoal@saude.al.gov.br

    HEMOAL SEDE: (serviço social) 3373-9628 Dispensação: 3373-9627 HEMOAL TRAPICHE: 3315-2109


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

     

    Tempo estimado para realizar esse serviço

    Conforme a demanada e urgencia que o paciente apresente

    Requisitos necessários para o solicitante 

    . O paciente deve procurar uma das unidades de atendimento listadas abaixo, com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento)

    .

    Legislação

    Protocolo Clínico

    1. Protocolo Clínico de Diretrizes e Tratamento de Hidroxiureia - Ministério da Saúde.
    2. Protocolo Clínico de Diretrizes e Tratamento de Quelação de Ferro - Ministério da Saúde.
    3. Protocolo Clínico de Uso do Doppler Transcraniano como procedimento na prevenção do acidente vascular encefálico em pacientes com doença falciforme. Portaria nº 473, de 26 de abril de 2013. Ministério da Saúde.
    4. Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

     

      Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

       O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

       Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: