Hepatologia Clínica

  • O que é?

    Este grupo de Pesquisa esta constituído por Três hepatologistas clínicas: Celina Maria Lacet, Leila Tojal, Rozangela Wyszomirska, uma patologista Dra. Ana Paula Fernandes, uma pesquisadora na área básica Luciana Corá e um cirurgião Dr.Carlos Augusto de Oliveira Cavalcanti.Têm desenvolvido seus trabalhos no campo, e a nível hospitalar,tendo como referência a UNCISAL, desenvolvendo parcerias com a Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve Estudos na área de Esquistossomose Mansônica,Fibrose Hepática, Hepatites Virais , Esteatose Hepática e Hipertensão Portal. Na linha da Fibrose Hepática tem focado suas pesquisas na Esquistossome hepatoesplênica especialmente em Marcadores não invasivos para o diagnóstico da Fibrose Hepática, além de estudos em Cirrose Hepática.


  • Quem pode realizar?

    Líder do Grupo;

    Requerimentos

    Líder(es): Celina Maria Costa Lacet e Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska

    Área: Medicina

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    INDETERMINADO


  • Etapas para a realização
    1. Esquistossomose Mansônica

    Realizar estudos epidemiológicos em municípios de alta endemicidade da parasitose; Estabelecer o diagnóstico e estadiamento da Forma Hepatoesplênica(EHE); Determinar o grau de Fibrose hepática na EHE utilizando marcadores não invasivos de Fibrose.

    Documentos necessários

    NÃO É NECESSÁRIO

    2. Esteatose Hepática

    A esteatose é a doença hepática crônica mais prevalente no mundo com potencial evolutivo para cirrose hepática e hepatocarcinoma.A biópsia hepática é o método de eleição para seu diagnóstico, entretanto apesar da baixa morbidade apresenta limitações éticas especialmente em estudos de prevalência. Nesta linha de pesquisa nos propomos inicialmente avaliar a prevalência da Esteatose hepática em serviço de verificação de óbitos.

    3. Fatores de Predisposição no Desenvolvimento da Hepatotoxicidade induzida por drogas anti-TB e HIV

    Avaliar o perfil epidemiológico e os efeitos adversos dos pacientes em uso de tuberculostáticos. A incidência de hepatotoxicidade pelos tuberculostáticos na população geral varia de 2 a 28%. Das lesões hepáticas induzidas por drogas (DILI), as drogas anti-TB respondem por 3% das lesões, sendo responsáveis por 30% dos casos de hepatite aguda e mais de 50% dos de icterícia aguda.Os eventos adversos maiores, como a hepatotoxicidade, estão relacionados a maior taxa de abandono do tratamento.

    4. Fibrose Hepática - Marcadores não Invasivos

    A fibrose hepática representa o substrato histológico que marca a irreversibilidade da doença hepática crônica e seu potencial evolutivo para hipertensão portal e suas complicações. O padrão ouro para seu diagnóstico é o exame histológico, a ultrasonografia tem se apresentado com alternativa diagnóstica juntamente com marcadores séricos de Fibrose hepática. O grupo tem desenvolvido pesquisas nesta área focando especialmente a Esquistossomose Mansônica, por sua alta prevalência em Alagoas.

    5. Hepatites Virais

    Estudos epidemiológicos em populações especiais como usuários de álcool e outras drogas e Esquistossomose Mansônica.

    6. Hipertensão Portal

    A hipertensão portal (HP)é definida como o aumento da pressão no sistema porta secundária ao aumento da resistência intra -hepática ao fluxo portal e ao aumento no fluxo porta, devido a vasodilatação esplâncnica. A HP pode ser de causa cirrótica e não cirrótica.Sua progressão leva as mais severas complicações da cirrose hepática como hemorragia digestiva alta, ascite e encefalopatia hepática. Apresenta relevância clínica estudos diagnósticos e terapêuticos, para reduzir sua morbimortalidade.

    7. neoplasia colon

    Traçar o perfil epidemiológico dos pólipos adenomatosos do cólon e reto através de laudos histopatológicos com diagnósticos de câncer colorretal da 2ª macrorregião do Estado de Alagoas.


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

    Logradouro: Rua do Jorge de Lima

    Número: 113

    Bairro: Trapiche

    UF: AL

    Localidade: Maceió

    CEP: 57010382

     

    Telefone: (82) 33156722

    Fax: (82) 3315-6809

    Contato do grupo: cmlacet@hotmail.com

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: