NÚCLEO INTEGRADO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NA SAÚDE

  • O que é?

    Os componentes do grupo objetivam nas múltiplas linhas de pesquisa cujo grupo é constituído, cumprir as metas, alcançar os resultados planejados, e possam contribuir para melhorar os dilemas que originaram os projetos de pesquisas propostos, além da publicação dos resultados encontrados.


  • Quem pode realizar?

    Líder do Grupo;

    Requerimentos

    Líder(es): Maria Luisa Duarte

    Área: Medicina

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    INDETERMINADO


  • Etapas para a realização
    1. Bioética e Ética Médica

    Nossa meta é o conhecimento a aprendizagem a divulgação e a aplicação da Ética Médica com relação à legislação vigente, proporcionando ao profissional orientação quanto à relação multiprofissional na área da saúde e outras, e a relação com o paciente à luz da Ética Médica. Os objetivos com a bioética visam colocar a todos no campo seguro do pensamento bioético, buscando a concretização do princípio da dignidade humana.

    Documentos necessários

    NÃO É NECESSÁRIO

    2. Citologia/ Citopatologia

    Conhecer a origem das doenças através da célula causadora da patologia tissular, analisando e demonstrando às alterações que tais células apresentam na evolução da normalidade à doença.

    3. Doenças Infecciosas e Parasitárias

    Possibilitar a melhoria da atenção primária à saúde constatando através das pesquisas, os microorganismos predominantes na instituição ou localidade analisada, e dinamizar a ação médica, da gestão pública e popular contra tais doenças.

    4. Medicina Legal e Perícia Médica

    O intuito desta linha de pesquisa é evidenciar a importância da Medicina Legal Pericial como sendo uma área que aplica conhecimentos médicos de diversas divisões da medicina e outras profissões acessórias no exame pericial que é um meio de prova peculiar, através do qual se aplicam conhecimentos técnicos para dirimir questões relacionadas à vida e à saúde e que possuem relevância de interesse da Justiça e do bom convívio em sociedade.

    5. Medicina Social

    Com o intuito de colocar em prática o conceito de Medicina Social ¿ ramo da medicina que visa à solução de problemas sociais ¿ pretende-se entender e tratar os aspectos sociais da vida das pessoas que têm impacto na sua saúde, mobilizando recursos oriundos dos projetos e dos pesquisadores multiprofissionais desta área.

    6. Patologia Geral e Forense

    Objetivamos pesquisar as doenças relacionadas às causas, sejam conseqüentes aos microorganismos parasitas, vírus, alterações neoplásicas, imunológicas, etc.. Dentro da Patologia Forense, o objetivo da pesquisa relaciona o resultado da perícia ao meio causador dentro da anatomia patológica.

    7. Saúde Coletiva

    Abrange pesquisas diversas envolvendo práticas e políticas aplicadas em atenção à saúde, analisando e abordando o aspecto epidemiológico da doença e da saúde, com o objetivo de promover melhorias no âmbito geral.


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

    Logradouro: Rua Sargento José Pedro dos Santos

    Número: 55

    Complemento: Lt. Jd. Petrópolis II-E Quadra C3

    Bairro: Santa Amélia

    UF: AL

    Localidade: Maceió

    CEP: 57063226

     

    Telefone: (82) 99972-5571

    Contato do grupo: maraluduarte@uol.com.br

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: